banner-fisioterapia-pediatrica.jpg

Fisioterapia Pediátrica

Como funcionam as consultas?

Antes do tratamento

Na primeira consulta é feita uma entrevista e uma avaliação física criteriosas a fim de perceber quais as estruturas afetadas e quais as possíveis causas para os sintomas.

Durante o tratamento

O fisioterapeuta usará exercícios terapêuticos, treino adaptado e educação ao paciente.

No final do tratamento

É feita uma reavaliação e planeia-se necessidades futuras, que poderão passar pela continuidade das sessões de fisioterapia e/ou pelo ênfase no trabalho postural ou exercício terapêutico.

Em que situações devo recorrer à Fisioterapia Pediátrica?

Quando existem sinais que podem indicar algum atraso no desenvolvimento na criança, como por exemplo a postura assimétrica; não se sentar sozinha aos 9 meses ou não explorar o meio que a rodeia.

Estas perturbações são identificadas pelo médico no decorrer das consultas, assim como pelos pais ou familiares ao comparar as suas crianças com crianças da mesma idade ou com idade inferior.

fisioterapia-pediatrica-destaque.jpg

Em que pode a Fisioterapia Pediátrica ser útil?

A fisioterapia pediátrica entrega estratégias aos pais/cuidador da criança para que possam mudar os comportamentos que condicionam a actividade motora do seu filho.

 

Através do ensino realizado aos pais, o fisioterapeuta consegue antecipar possíveis alterações nas actividades motoras, assim como promover as mudanças necessárias para que a criança desempenhe as actividades comprometidas de forma adequada.

fisioterapia-pediatrica-tabs.jpg

Sabia que?

De acordo com a Confederação Mundial da Fisioterapia (WCPT) a Fisioterapia é o serviço prestado por Fisioterapeutas a indivíduos e populações de forma a desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade funcional ao longo da vida.

 

A Fisioterapia surge como uma ferramenta útil e muitas vezes essencial caso as disfunções das estruturas sejam causadas ou sejam a causa de disfunções de movimento – daí a simbiose com a osteopatia numa perspectiva de, através de exercícios terapêuticos, permitir a obtenção de melhores resultados e mais duradouros.