Posturologia Clínica

A Posturologia é a ciência que estuda, analisa, diagnostica e trata o Sistema Tonico-Postural (STP) ou, de forma mais simples, a postura do ser-humano. 

 

Mas afinal, o que é a postura?

A postura é a forma como as diversas partes e sistemas do nosso corpo se relacionam umas com as outras. Na verdade, é um mecanismo neuromecânico bem complexo por pretender a manutenção do equilíbrio na posição de pé, com o menor gasto energético possível. 

Como consegue o nosso corpo gerir o equilíbrio? 

Através dos diversos sistemas de que dispomos para captar informação exterior, ou seja, são receptores que nos informam de como está o nosso corpo e o que devemos fazer para nos mantermos estáveis. São eles: 

  • Os pés;

  • Os olhos;

  • O sistema estomatognático (dentes, língua e articulação temporo-mandibular); 

  • A pele. 

 

Uma simples alteração destes captores pode levar a pequenas modificações da postura como por exemplo pés chatos, desequilíbrios da bacia ou ombros projetados para a frente que podem desencadear disfunções recidivantes que originam dores crónicas.

Ao investigar e avaliar de forma criteriosa estas vias de entrada sensoriais, a Posturologia permite identificar a origem das disfunções ou da dor e por fim procura reprogramar essa integração sensorial através das vias de entrada dessa informação.

Se pudéssemos comparar o nosso Sistema Postural a um computador, a Reprogramação Postural através da Posturologia é como que o reset.

A Posturologia procura tratar as causas dos desequilíbrios posturais, não apenas os sintomas, o que permite trabalhar na prevenção bem como no tratamento de várias disfunções relacionadas com os desequilíbrios posturais sem que as pessoas o saibam, como a dislexia, o estrabismo, bruxismo, zumbidos, hérnias de disco, dores musculares ou articulares ou desvios da coluna por exemplo.

Devido ao grande campo de ação da Posturologia, o trabalho em equipa é fundamental para que cada disfunção seja solucionada pelo profissional de saúde mais indicado. Para tal, trabalhamos em estreita colaboração com dentistas, podologistas, oftalmologistas, optometristas e técnicos de ortóptica.

Na nossa clínica a avaliação é feita através de avaliação dos planos posturais e da Estabilometria - Plataforma de Pressões,  que nos fornece dados precisos de cada cliente. Estes dados permitem não só caracterizar as alterações identificadas como ir acompanhando as melhorias que se podem verificar logo após o primeiro tratamento, que normalmente associa alteração dos captores posturais com terapia manual e exercício terapêutico, ou seja, através da Osteopatia e da Fisioterapia.

CONTATOS

+351931975007

HORÁRIO

Seg - Sex:

8:00 - 20:00

MORADA

Rua Nova dos Mercadores, 14 A, 1990-197, Lisboa

Clinica Osteopatia e Fisioterapia em Lisboa
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

© 2020 por Osteoparque lda.