REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL

A Reeducação Postural Global (RPG®) é uma vertente da Fisioterapia, que nasce em França, a partir de um trabalho originário de Françoise Mézières, mais tarde desenvolvido e continuamente aperfeiçoado por Philippe Souchard.

Apoiada nos campos científicos da biomecânica, física, anatomia e fisiologia, a RPG® centra-se na busca do realinhamento dos segmentos corporais através da aplicação de posturas activas, adoptadas pelo utente. Este tipo de trabalho, assente numa ideia de globalidade e focado no alongamento dos grupos musculares retraídos, permite vários fenómenos fisiológicos como a reorganização de miofibrilhas, libertação da fáscia e tecido conjuntivo, promovendo assim o equilíbrio das forças musculares que actuam sobre as articulações bem como a normalização das funções que lhes estão associadas.

Os Princípios da Reeducação Postural Global (individualidade, Causalidade e Globalidade) confundem-se com os princípios da Osteopatia, daí que faça todo o sentido que estas duas áreas se possam complementar.

Em que consiste uma sessão de RPG®?

A abordagem associada à RPG® pressupõe um trabalho de reorganização da musculatura profunda, estática, responsável pela manutenção da postura, alinhando as estruturas articulares do corpo – cabeça, coluna, bacia e membros superiores e inferiores. Assim, durante cada sessão, o fisioterapeuta emprega microajustes em alongamento numa série de posturas suaves e progressivas – de pé, sentada ou deitada. É necessária uma participação muito activa por parte do utente, uma vez que serão alongados os músculos estáticos ao mesmo tempo que serão recrutados os músculos dinâmicos para potenciar o trabalho executado pelo fisioterapeuta.

As sessões são individuais e pressupõem a atenção exclusiva por parte do fisioterapeuta ao utente com que trabalha. Cada sessão é iniciada após uma rigorosa avaliação que determinará os objectivos a alcançar e identificará o caminho a trilhar.

Quais as indicações?

Não existe limite de idade, sendo a RPG® recomendada a todos os indivíduos. No entanto, algumas disfunções do sistema neuro-músculo-esquelético  como as abaixo descritas, beneficiam com a intervenção:

  • Hérnias ou protusões discais;

  • Escolioses, hipercifoses, hiperlordoses ou rectificações da coluna vertebral;

  • Cervicalgia, dorsalgia e lombalgia;

  • Lesões articulares, inflamatórias e pós-traumáticas;

  • Alterações posturais: joelhos em valgo ou varo, pé plano ou cavo;

  • Fibromialgia;

  • Cefaleias.

 

Adicionalmente, a grande mais-valia da RPG® será também a prevenção de lesões adaptativas.

CONTATOS

+351931975007

HORÁRIO

Seg - Sex:

8:00 - 20:00

MORADA

Rua Nova dos Mercadores, 14 A, 1990-197, Lisboa

Clinica Osteopatia e Fisioterapia em Lisboa
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

© 2020 por Osteoparque lda.